Topo

Terra à vista!

Conheça Golden Shower, nos EUA, ideal para os praticantes de... escalada

Felipe van Deursen

13/03/2019 05h00

(imagem: Reprodução/Youtube)

34º39'N, 85º23' O
Rocktown
Crockford-Pigeon Mountain, Geórgia, Estados Unidos 

Nota: este post é desprovido de cunho político e sexual.

Você provavelmente nunca se perguntou, mas, sim, existe um lugar chamado Golden Shower, um dos grandes assuntos do Carnaval 2019 (por motivos que não preciso lembrar). Não é uma queda d'água, tampouco um ponto de encontro de praticantes de urofilia.

A Golden Shower é uma rocha de 4,5 m de altura em Rocktown, noroeste da Geórgia (não a Geórgia de Stalin, Borodin e do Cáucaso, mas a Geórgia de Jimmy Carter, Little Richard e dos Apalaches).

Trata-se de um boulder, ou seja, uma rocha relativamente baixa que dispensa equipamentos, como cordas e mosquetões, para ser escalada. Considerada um boulder V5 (escala americana de dificuldade que vai de zero a 16), a Golden Shower é uma das dezenas de opções de montanhismo em Rocktown, considerado um dos melhores lugares para prática de boulder nos Estados Unidos.

Rocktown fica no Planalto dos Apalaches, uma área habitada por humanos há mais de 10 mil anos. Os europeus chegaram em 1749, estabelecendo o condado de Pocahontas, na Virgínia Ocidental. Após a Guerra Civil Americana, a região se destacou pelas minas de carvão, atividade tão lucrativa quanto mortal. No desastre de Monongah, em 1907, mais de 360 mineiros morreram em uma explosão.

Hoje, boa parte da região é protegida, e há cinco parques, na Geórgia, Virgínia, Ohio e Tennessee, procurados pelas trilhas ao ar livre, belas paisagens e cachoeiras. As Great Smoky Mountains, por exemplo, são conhecidas, como o nome sugere, pela constante neblina.

Já Golden Shower tem esse nome provavelmente por causa da coloração dourada que ela adquire em determinadas horas do dia. Ela também é conhecida como Golden Child e Golden Sunrise.

Nada a ver com a prática sexual que teria, entre seus famosos entusiastas, Donald Trump, presidente eleito pela Geórgia e outros 29 estados americanos.

Em tempo: desconheço a existência de alguma localidade denominada Brown Shower.

Bosques e rochas que marcam os Apalaches, na Geórgia (foto: iStock)

 

Sobre o autor

Felipe van Deursen é jornalista de história. Autor do livro 3 Mil Anos de Guerra (Ed. Abril), foi editor da Superinteressante e da Mundo Estranho e colunista da Cosmopolitan. Gosta de batata, de estudar e de viajar.

Sobre o blog

Os lugares mais curiosos e surpreendentes do mundo e a história (nem sempre tão bela nem tão ensolarada) que cada um deles guarda. Um blog para quem gosta de saber onde está pisando.